O uso das cores no marketing

Você se sente tranquilo diante de uma paisagem com céu azul e campo verde? E a cor vermelha, lhe deixa agitado?

As cores são capazes de provocar reações psicológicas em nosso comportamento. A psicologia das cores, enquanto ferramenta de persuasão, é um dos aspectos mais interessantes do marketing.

Frequentemente a cor é apontada como fator decisivo para adquirir o produto pelo consumidor. Isso acontece porque fatores como experiências, preferências pessoais e diferenças culturais costumam afetar o efeito que as cores provocam em nós. Em contrapartida, é possível identificar alguns padrões e técnicas para aplicar melhor as cores às marcas. Mas isso não significa que não existam padrões mais abrangentes de mensagens que podem ser encontrados na percepção de cores, e isso acaba tendo muito peso nas compras e em branding.

No quadro abaixo, podemos observar claramente a importância das cores na idealização de grandes marcas, de diferentes segmentos, e suas intenções sensoriais.

cores1

Em outras palavras, as cores influenciam como os consumidores veêm a “personalidade” da marca. Levando em consideração que nosso cérebro prefere marcas reconhecíveis, fica ainda mais fácil perceber a importância das cores na criação da identidade da marca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recommended Posts