Evento de Empreendedorismo – Conexão Primeiro Passo

De 16 a 17/04/16, eu, Andressa Urbim, estive presente no Conexão Primeiro Passo, evento de empreendedorismo, idealizado pela querida Camila Martins e sua equipe, que trouxe ao palco mais de 15 palestrantes de renome como: Clovis de Barros Filho, Roberto Shinyashiki, Bel Pesce, Gustavo Cerbasi, Renata Arrepia, Rafaela Cappai, Ronan Mairesse, Jober Chaves, Gustavo Santos, Alana Trauczynski, Daniel Trezub, dentre outros.

Para quem perdeu esta oportunidade, resolvemos proporcionar um resumão dos principais insights.

“A crise pega a todos, mas para os mais preparados este momento pode ser de oportunidade!” (Gustavo Cerbasi)

Nos últimos tempos, fala-se muito em letargia da população, principalmente no mundo empresarial. Ou seja, muitas pessoas estão “paralisadas”, aguardando o cenário político e econômico se resolver para que as ações prossigam em seus negócios. No entanto, é um momento oportuno para pensarmos e fazermos diferente.

“A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo” (Peter Drucker)

Em termos de planejamento financeiro, há necessidade de pensarmos nos “atos presentes”, ou seja, nas atitudes que temos no dia-a-dia e se são realmente importantes e necessárias, pois, na maioria das vezes, gastamos sem nos darmos conta e sem relacionarmos custo x benefício proporcionado.

Sacrifício x remuneração x algo a mais

Assim, sugere-se que todo empreendedor precisa ter qualidade em suas escolhas, ser resiliente (capacidade de trabalhar com imprevistos) e disciplinado tanto para gastar quanto para poupar tais recursos!

Capacidade investidora x capacidade empreendedora

É necessário a combinação de consumo de qualidade, reserva de emergência, plano para o futuro e investimento de risco

“Ninguém enriquece sozinho. Persiga seus sonhos e o dinheiro virá atrás” (Gustavo Cerbasi)

A busca de parcerias cada vez mais é uma alternativa para quem quer se desenvolver profissionalmente, pois estabelece-se uma relação ganha/ganha e com possibilidade de oxigenação de ideias que num primeiro momento poderiam parecer inviáveis ou inacessíveis.

“Cuidado com as armadilhas ao gastar dinheiro. Salários maiores não obrigatoriamente trarão mais felicidade” (Daniel Prezub)

Para evitar as armadilhas mentais ou situacionais do mundo urbano, precisamos ter consciência dos nossos hábitos de consumo, saber o que nos traz felicidade e cuidado com a “inflação” no estilo de vida.

“Comece antes de estar pronto. E todo começo, tem um tropeço” (Rafaela Cappai)

A experiência de toda e qualquer ação posta em prática é mais valida do que apenas as ideias pensadas ou colocadas no papel. E, neste processo, surgirão desafios e, até mesmo, dúvidas que já podem ser minimizados numa próxima ativação.

“Desprender para protagonizar e aprender a empreender” (Marcio Coelho)

Precisamos mesclar empreendedorismo, autoconhecimento, administração do tempo, liberdade e autonomia financeira, e tecnologia a nosso favor, bem como nos oportunizarmos a sonhar mais!

“Precisamos ter propósito. Saber que nossas crenças determinam nossa realidade. Ao invés de focar no que lhe falta, foque no que lhe farta.” (Alana Trauczynski)

Propósito é encontrar o que lhe motiva e fazer acontecer! Ou seja, é necessário viver o que se prega de forma essencialmente real e consistente, e colocar-se em posição de abundância, maximizando as fortalezas e minimizando as fraquezas.

“Propósito é viver minha autenticidade” (Silvia Pahins)

Percepção é realidade. Cada empreendedor é um super-herói” (Pedro Superti)

No mundo dos negócios, toda e qualquer marca precisa ter um posicionamento bem definido e, se possível, dominar uma categoria de produtos ou serviços. E para que isto ocorra o empreendedor tem escolhas a fazer, como: prometer algo único, ter ingredientes ou materiais diferentes dos demais, proporcionar uma experiência única, ter método ou tecnologia único, ou ter uma história única.

“Acreditar que dá certo. Suas crenças regem seus comportamentos. Aprendemos por repetição.” (Gustavo Carvalho)

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo” (Henry Ford)

O autoconhecimento é importante para conhecermos como o cérebro reage as mais variadas situações (positivas e negativas) e, em muitos casos, há necessidade de reprogramá-lo, abrindo mão dos “pré-conceitos” (conceitos automáticos feitos a partir de outras analogias ou experiências).

“Faça o que faz sentido. Seja 1% melhor do que você foi ontem” (Leonardo Alvarenga)

A teoria do 1% faz com que empreendedores sejam melhores diariamente tanto nas ideias quanto nas atitudes. Claro que, neste processo, serão essenciais ter foco no negócio e gratidão as pessoas que lhe auxiliaram sejam elas parceiras, mentores ou mesmo clientes.

“Ser empreendedor é tornar concreto aquilo que é abstrato” (André Valongueiro)

“Para ensinar não existe idade. Qual o seu maior talento? Valorize o que sabe. Perca o medo. As travas são inimigas das oportunidades” (Bel Pesce)

Estamos na era da transformação e, devido à indisponibilidade de tempo ou diversidade de conteúdo, necessitamos de informações cada vez mais compactadas. Ou seja, ser empreendedor é assumir a vocação e colocar em prática tudo que identificamos ser possível, independentemente da idade.

“Buscamos e somos os responsáveis por nossa felicidade. Precisamos ter esforço contínuo para obtermos resultados diferentes. Brilhem em suas vidas” (Renata Arrepia)

O hábito de esperar que os outros façam por você é uma das atitudes mais comuns. No entanto, esquecemos que a felicidade está dentro de nós e de alguma forma há necessidade de encontrá-la, seja com o olhar próprio ou de profissionais capacitados como psicólogos, coaching, dentre outros. E não há nada melhor do que nos realizarmos todos os dias!

“A vida é feita de escolhas. O valor do trabalho não está no salário, no acúmulo, no reconhecimento, nos títulos, mas na alegria proporcionada. Você é o maior especialista de você mesmo” (Clovis de Barros Filho)

 “Quando muda o contexto, tudo muda. O que você fizer, faça bem feito (e melhor, se possível)” (Roberto Shinyashiki)

O ser humano que descobre qual o seu talento e o faz com excelência tem a maior probabilidade de realizar seus sonhos em sua plenitude, com mais alegrias e humildade e menos tristezas.

“Nenhum sonho se realiza do dia para a noite” (Gustavo Santos)

“O sacrifício é necessário para fazer a vida dos seus sonhos. O melhor ainda está por vir” (Jober Chaves)

O sucesso profissional não vem de uma hora para outra, ele precisa ser construído e aprimorado. Assim, percorre-se as etapas que vão desde a identificação do sonho, a escolha de quais serão as abdicações, o desenvolvimento de habilidades e a criação de novas ideias e atitudes.

“Realize seu sonho com disciplina: siga as regras mesmo que ninguém esteja vendo. A mente de um campeão busca o resultado em suas ações, é um líder inspirador e tem atitude mental positiva” (Ronan Mairesse)

“Contrário de coragem não é medo, mas conformismo. Insatisfação é ingrediente para progredir. Todo mundo que você se relaciona, influencia” (Chico Montenegro)

As pessoas estão acostumadas a fugir da solução e ficar na zona de conforto. Portanto, quebrar padrões e buscar constantemente o novo podem trazer grandes resultados.

Recommended Posts