Indicadores de gestão

Como identificá-los e monitorá-los?

No mundo empresarial e competitivo em que vivemos, não há mais espaço e possibilidade de improviso e erros ou equívocos ocasionados pela má gestão do negócio. Muitos empreendedores têm o legítimo pavor dos “números” (neste caso, também chamados de indicadores), onde procrastinam ao máximo esta atividade ou a executam sem o devido cuidado e atenção.

Para auxiliar na tomada de decisão mais rápida e assertiva, alguns empreendedores apuram faturamento (ou vendas), custos e despesas inerentes ao negócio, outros se aprofundam mais em tais dados e gerenciam n° de clientes novos, n° de produtos ou serviços comercializados, grau de satisfação, dentre outros. Enfim, muitas são as possibilidades, mas sugerimos que você escolha as três principais e monitore-as diariamente porque só assim conseguirá ter visão sistêmica (global) e tempo hábil, se necessário, para ativação de recursos financeiros e/ou humanos.

Ferramentas como planilhas de Excel com fórmulas dinâmicas (que ao inserir os dados pertinentes, calculam os indicadores), softwares de gestão (com painéis resumidos e disponibilizados automaticamente ao efetuar o login no computador), quadro com ranking auxiliaram você a cuidar bem dos números tanto na apuração quanto na melhoria do desempenho, e não somente para fins contábeis e tributários!

 

 

Recommended Posts