Inove mais!

Não invente, inove.

O país sofre com uma crise que há décadas não se via, empregos e empresas estão sumindo, o consumo diminuiu e a instabilidade política não traz boas perspectivas para o próximo ano.

Micro, pequenos, médios e grandes empresários estão buscando sobreviver e para eles a única saída até agora é a inovação. E é aí que muita gente trava. Parece que inovação sugere algo inédito, revolucionário e que significa muito investimento, a implementação de sistemas complexos e a contratação de gênios. Mas não é…ou pelo menos não precisa ser.

Inovação é tudo aquilo que o seu cliente percebe como diferente no seu negócio, mesmo que ele já tenha visto em outro lugar. Não tem nada a ver com o inédito. Inovação não é invenção. Um detalhe no atendimento, uma experiência de compra diferente, mudança na embalagem, uma promoção criativa ou uma comunicação mais eficiente, mesmo que não sejam originais serão percebidas e, num momento de crise, podem fazer muita diferença.

Inovação é tornar novo algo que já existe, acrescentar novidades que gerem diferenças, mudar ou alterar algo que torne o processo, o produto, os negócios, os serviços mais eficientes e eficazes.

Não dá pra ter resultado diferente fazendo a mesma coisa. Com as oscilações do mercado e a competitividade atual, dificilmente uma empresa conseguirá se manter e crescer sem inovação constante. Não é apenas por causa da crise que seus negócios e os clientes estão mudando. A relação empresa X consumidor é que está se transformando. Novos modelos de consumo, novos formatos de relacionamento e novos valores de mercado.

Para isto, segue abaixo algumas dicas práticas para você inovar mais:

– Tente compreender o contexto no qual seus consumidores se encontram.

– Tome decisões de acordo com o momento e concentre esforços em atender as necessidades dos seus clientes.

– Pesquise, procure exemplos que deram ou estão dando certo e adapte a sua realidade.

– Busque entender como a internet está afetando os negócios e principalmente como a sua empresa pode se encaixar neste novo momento.

– Use a criatividade, busque ajuda.

– Pense como cliente, entenda o que pode ser importante para ele.

– Divulgue-se, atraia e mantenha-o.

– Use as inovações para deixar seu cliente satisfeito ao ponto de ser ele a sua melhor mídia.

– Pare de inventar e faça como Steve Jobs que apenas melhorou algo que já existia.

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