Como funciona o Marketing Esportivo?

UnionCom em 16/02/2023
Como funciona o Marketing Esportivo?

O Marketing Esportivo é uma segmentação do marketing que tem como objetivo gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes. Mas, para que isso seja possível, diversas ações são implementadas, envolvendo instituições esportivas, federações, times, equipes, atletas e torcida.

Conforme estudo realizado pela Sports Value, o marketing esportivo movimenta cerca de 200 bilhões reais todos os anos. O que comprova o porquê é algo tão popular e eficiente, pois o esporte tem uma ligação muito afetiva com as pessoas devido aos torcedores fanáticos por seus times.

Para aplicar o Marketing Esportivo de forma eficaz é interessante tentar usar algumas das estratégias abaixo:

– Patrocínio: uma das estratégias mais comuns no mundo esportivo. Uma marca pode financiar um time ou atleta em troca de anúncio. Esses anúncios possibilitam presença da marca no uniforme do time ou até mesmo em banners durante o jogo.

– Eventos esportivos: servem para que a marca consiga formar um relacionamento com o público. As formas mais comuns são os patrocínios de ligas, torneios e campeonatos.

– Licenciamento: um tipo de recurso que autoriza o uso de nome para comercializar produtos e serviços pertencentes ao atleta, time ou entidade patrocinada. Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de remuneração. Um bom exemplo disso são canecas, camisetas ou pingentes com estampas de times.

– Anúncios nos estádios: mesmo que exija alto investimento, esse tipo de estratégia gera bons resultados, pois o anúncio é visto não apenas pelo público presente no estádio, mas também por quem assiste ao jogo pela TV.

– Marketing de Conteúdo: ajuda as pessoas se apaixonem cada vez mais pelo esporte.

O Super Bowl é o maior exemplo dessas ações citadas acima. Por ser a grande final da Liga de Futebol Americano e ser um evento de grande popularidade no mundo inteiro, diversas marcas anunciam durante o intervalo do jogo. Nem todos os anunciantes são do ramo esportivo, e marcas dos segmentos automobilístico, alimentício, tecnologia e cinema, por exemplo, sempre estão presentes.

Eleve sua empresa a outro nível! Se precisar de ajuda, conte conosco!

Fale Conosco Agora