Dicas para abrir um negócio do zero

UnionCom em 05/05/2022
Dicas para abrir um negócio do zero

Está pensando em abrir um negócio do zero, mas não tem muito dinheiro ou não sabe muito bem como começar? Fique tranquilo, nós podemos te ajudar nessa jornada.

Muitas pessoas pensam começar um negócio seja para complementar uma renda ou ter uma maior fonte de recurso financeiro, mas, para que essa seja uma ação de sucesso, é preciso primeiramente “acreditar” e depois seguir algumas dicas, como:

– Faça um Plano de Negócio: defina onde sua empresa almeja chegar e por qual caminho seguirá para realizar os objetivos e as respectivas metas. Com este trabalho você também terá uma visão sistêmica do negócio e de suas possibilidades antes de sair investindo dinheiro e dedicando esforços.  

– Identifique seu Público: essa ação ajuda a escolher o melhor ponto da cidade para abrir sua loja, selecionar fornecedores, montar estratégias de marketing condizentes, dentre outros. Faça pesquisa presencial ou online com algumas pessoas para que respondam algumas perguntas a respeito do seu produto ou serviço. No entanto, para evitar percepções míopes e imprecisas, não elenque apenas aspectos demográficos do seu prospect (como sexo, idade, estado civil, cidade e etc.), aprofunde-se sobre hábitos, costumes e características, ou seja, construa a “Persona” ideal do seu negócio! 

– Aposte no Diferencial Competitivo e compreenda o Mercado: O diferencial competitivo de uma marca é aquilo que a diferencia das concorrentes. O fator competitivo da empresa envolve a noção de valor e preço. O atendimento é um diferencial que salta aos olhos do consumidor. Invista na qualificação da sua equipe, incluindo treinamentos constantes. Manter um registro dos clientes também ajuda no processo.

– Defina seus Produtos ou Serviços: esse é o momento de desenhar a solução para o problema identificado. Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso oferecer aquilo que realmente possa resolver os problemas das pessoas. Então, pense em como você pode fazer isso e quais serão os benefícios proporcionados.

– Faça Parcerias Estratégicas: saiba escolher bem seus sócios ou parceiros. Os envolvidos no projeto devem ter expectativas e objetivos bem alinhados. Definir responsabilidades também é fundamental para evitar problemas no futuro.

– Invista em Marketing: não apenas para divulgar seus produtos ou serviços, mas para ser visto e lembrado pelas pessoas sejam elas clientes atuais ou potenciais. E não esqueça de manter a presença digital ativa. 

– Controle os Processos: reunir dados e manter registros de nada adianta se o gestor não os utiliza na sua função. Não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe e mensurar o sucesso de cada estratégia aplicada.

– Dedique tempo para capacitações: conhecimento nunca é demais! Se você não se sente confortável para fazer algo, aprimore seu conhecimento. Atualmente, há diversos cursos gratuitos online e presenciais que podem contribuir nesta caminhada, bem como os pagos também. 

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