O que é KPI e como ele mede resultados?

UnionCom em 24/02/2023
O que é KPI e como ele mede resultados?

KPI – Key Performance Indicator – em tradução livre, Indicador-chave de performance. É uma das formas utilizadas para fazer a medição de uma ação, ou conjunto de iniciativas, estão atendendo aos objetivos propostos pela marca.

São diversos os indicadores que podem ser medidos. O fluxo de informações é constante e o ponto principal é saber quais serão os indicadores medidos.

Se você quer medir quantas páginas do seu blog foram vistas por um visitante, esse resultado será dado por um número. Mas, se o seu interesse é saber a taxa de rejeição de uma página, essa informação será dada por porcentagem.

Vale lembrar que KPI não é o mesmo do que métrica, porém, a métrica pode se tornar um indicador-chave de performance.

Os KPIs são indicadores de extrema importância para sua marca e seu objetivo, já a métrica é algo a ser medido. Caso a métrica seja algo relevante, ela pode virar um indicador-chave.

Os KPIs estão diretamente ligados aos objetivos da sua marca, pois são eles que medem a performance de cada um dos objetivos. Confira abaixo as 5 características de um bom KPI:

– Disponibilidade para ser mensurado;

– Importância para a base do seu negócio;

– Relevância;

– Ajudar em escolhas inteligentes;

– Ter periodicidade.

Existem 3 categorias de KPIs:

– Primários: leads, tráfego, custo de aquisição por lead, taxa de conversão, receita total e receita por compra.

– Secundários: custo por lead em cada estágio do funil, assinantes da newsletter, assinantes do blog, visitas recorrentes no blog, custo por visitantes, origem do tráfego, preço médio por transação.

– Práticos: pageviews, páginas/visitas, bounce rate, melhores landing pages. Pagerank, palavras-chave mais pesquisadas, conteúdos mais lidos/visitados, tráfego, visitantes e interações sociais.

Fale Conosco Agora