O mundo das startups!

UnionCom em 09/06/2022
O mundo das startups!

Quer sair da caixa e empreender de forma inovadora? Se sua resposta foi “SIM”, você precisa se aprofundar no mundo das startups urgentemente!

Para lhe auxiliar nesta caminhada, separamos alguns itens importantes que você precisa ficar atento e não confundir. São eles:

Conceito: startup é uma empresa que possui um modelo de negócios inovador, repetível e escalável, tem custos e burocracia reduzidos, e capacidade de sobreviver em um cenário de incertezas.

Característica principal: desenvolver um produto ou serviço diferenciado que solucione problemas ou dores dos clientes.

 

Principais segmentos: saúde e bem-estar; finanças; educação; agronegócios; construção civil; desenvolvimento de software; e-commerce/marketplaces; recursos humanos e recrutamento; imobiliário; e alimentação.

Modelos de negócios: SAAS; marketplaces; taxa sobre transações; venda direta; clube de assinatura recorrente; hardware; venda de dados; e licenciamento.

Fases do negócio: ideação; validação; operação; tração; e escala.

Tipos de startups: Small-Business Startups (pequeno negócio que é gerenciado pelo próprio empreendedor, não é pensado para crescer muito e se tornar altamente rentável, mas é muito importante para a geração de empregos locais); Scalable Startups (são criados para crescer e futuramente ser adquiridos por um investidor ou até mesmo ter suas ações na Bolsa de Valores); Lifestyle Startups (são negócios movidos por um sonho ou uma boa ideia que faz a busca por seu sucesso um estilo de vida para as pessoas envolvidas no projeto); Buyable Startups (tem por objetivo pôr em prática uma grande ideia, e, para isto, e precisam apenas de um incentivo de investidores para fazer o negócio crescer); Social Startups (são negócios que impactam positivamente a sociedade, fazendo dela um lugar melhor para se viver); e Large Company Startups (mesmo sendo empresas grandes e com bastante tempo no mercado, sempre procuram uma forma de inovar seu modelo de negócio e se adaptando a novos contextos).

Perfis de públicos: empresas (B2B); empresas e consumidor final (B2B2C); governo (B2G); consumidor final (B2C).

Tipos de investimentos recebidos: familiares e amigos; investidor-anjo; aceleradoras; Seed Capital (capital semente); fundos de investimentos (Venture Capital); Venture Builder; Corporate Venture Capital.

Startups unicórnio brasileiras em 2022: 99, PagSeguro, Nubank, Arco Educação, iFood, Stone, Brex, Gympass, Ascenty, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Wildlife, Loft, Vtex, Creditas, C6 Bank, Madeira Madeira, Hotmart, Único, Nuvemshop, Grupo Frete.com, CloudWalk, Merama, Daki, Mercado Bitcoin, Olist, Facily, Neon e Dock.

Como começar: tenha uma ideia inovadora; desenvolva sua ideia, estruturando-a em um Modelo de Negócios; crie um protótipo ou MVP (Mínimo Produto Viável); valide hipóteses no mercado; busque parceiros; e capte recursos.

Bora começar? Se precisar de ajuda, conte conosco!

 

Fale Conosco Agora