Tipos de empresas mais comuns no Brasil

UnionCom em 23/06/2022
Tipos de empresas mais comuns no Brasil

Quer abrir seu próprio negócio, mas ainda não constituiu o CNPJ nem decidiu o tipo de empresa? Fique tranquilo, para lhe ajudar neste processo, nós separamos os principais tipos de empresa mais comuns no Brasil, são eles:

– Micro Empreendedor Individual (MEI): criado para facilitar a formalização de empreendedores individuais e trabalhadores autônomos, neste modelo é preciso cumprir alguns critérios, como: faturar até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, titular ou administrador de outra empresa, empregar no máximo um funcionário e exercer uma das atividades econômicas permitidas, descritas no link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas

– Empresário Individual (EI): criado para quem empreende sozinho, neste modelo o nome empresarial deve ser o mesmo do dono, não é exigido um valor mínimo de capital social, mas, em casos de dívidas da pessoa jurídica, o empresário responde com os seus bens pessoais. 

– Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): criado também para quem empreende sozinho, neste modelo o nome empresarial pode ser escolhido mediante disponibilidade na Junta Comercial, não é exigido um valor mínimo de capital social, mas, em casos de dívidas da pessoa jurídica, o empresário poderá ou não responder com os seus bens pessoais.

– Sociedade Limitada (Ltda.): é destinada para quem quer ter 2 ou mais sócios, sendo que cada sócio tem responsabilidade limitada ao valor que investiu no negócio — estipulado no Contrato Social.

– Sociedade Simples (SS): é destinada para quem quer ter 2 ou mais sócios, e presta serviços através de profissões intelectuais, como: médicos, arquitetos, advogados e engenheiros.

– Sociedade Anônima (SA): o empreendimento tem seu capital social dividido em ações. Cada sócio, chamado de acionista, tem uma determinada quantidade de ações, que define a sua participação e as suas responsabilidades no negócio.

Cabe salientar que, a partir de 09/2021, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) foi extinta! 

Fale Conosco Agora